segunda-feira, 25 de junho de 2012

Gtran comemora seu 13º aniversário






Gtran foi o primeiro grupamento da GCM/Fotos: Cris Marques
O Grupamento de Trânsito (Gtran) da Guarda Civil Municipal (GCM) realizou na manhã de ontem (18) uma solenidade alusiva ao seu 13º aniversário. O evento, realizado nas dependências do grupamento, reuniu autoridades municipais, GCMs e representantes de outras corporações.
Em seu pronunciamento, ao atual secretário para Assuntos de Segurança Pública, Marcelo Charaba, parabenizou a equipe e afirmou que está pautando suas ações no planejamento pré-estabelecido na gestão do ex-secretário João Dárcio. “Ao longo dos três anos à frente da pasta João Dárcio não mediu esforços para a conquista de melhorias para o grupamento, bem como a toda GCM”, declarou.
O comandante da GCM, Coronel PM Luiz Carlos Barreto, ressaltou a importância do Gtran para a segurança do trânsito da cidade. “Os senhores (GMCs) estão de parabéns pelo profis- sionalismo e competência com que realizam esse trabalho que tem papel relevante na segurança da cidade”, afirmou.

Ex-secretário João Dárcio foi homenageado pelo Gtran

O Comandante do grupamento, 2º Inspetor Everton, afirmou que se sentia privilegiado por participar da primeira comemoração oficial de aniversário do Gtran. O inspetor destacou ainda a importância de todos os GCMs que ao longo desses treze anos integraram a equipe. “Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que hoje fazem parte do grupamento e aos que passaram por aqui deixando sua valiosa colaboração”, declarou.
História
A Guarda Civil Municipal de Guarulhos (GCM), criada em 1992, iniciou efetivamente seus trabalhos em novembro de 1997, desde então tem como lema “Trabalhando para a Comunidade”. No início o foco de atuação eram exclusivamente os próprios municipais. Dois anos depois, em abril de 1999, a GMC vislumbrou a necessidade de atuar também no trânsito.
Parte do efetivo da Guarda foi destacada para a função e passou por treinamento específico ministrado pelo Tenente da Polícia Militar, Atanes.
Há exatos treze anos estava criado o Gtran, o primeiro grupamento especializado da GCM, com os supervisores Amâncio e Luiz Carlos no comando das equipes.
No inicio, a atuação dos GCMs agentes de trânsito restringia-se à educação e orientação. A partir de setembro de 1999, o Gtran passou a fazer autuações de trânsito. Poucos meses depois o grupamento deu início a ações voltadas também à Segurança e Fluidez, além de Educação, Orientação e Fiscalização do Trânsito. Durante seis anos o Gtran exerceu exclusividade atividades como: operações, controle e desvio de fluxo, bloqueios, orientação fiscalização de trânsito, atendimento a ocorrências dentre inúmeras outras ações. Naquela época, para desenvolver o serviço, o grupamento contava somente com um veículo Kombi, utilizado para remanejar os GCMs para os locais de serviço.
A partir de 2006, com a criação da função de Agente de Trânsito a atividade passou a ser realizada em parceria com a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT). Mesmo assim, o Gtran continua atuando em todas as frentes relacionadas ao trânsito. Está presente em eventos, operações diversas, fiscalizações em áreas de risco, dentre outras atividades pertinentes à função.
Atualmente o Gtran dispõe de três viaturas quatro rodas e seis motocicletas que são utilizadas no patrulhamento do trânsito na cidade.

Fonte: Isto é Guarulhos

0 comentários:

Postar um comentário